domingo, 23 de agosto de 2015

TRÊS MODOS DE ORAR

1° modo de orar: sobre os Dez Mandamentos, os sete pecados capitais, as três potencias da alma e os cinco sentidos corporais. Este modo de orar é mais dar forma, modo e exercícios pelos quais a pessoa se prepare e aproveite para que a oração seja aceita, do que apropriadamente uma forma ou modo de orar.
Primeiro: faça-se o equivalente à 3° adição (n° 224) da segunda semana: antes de entrar em oração, repouse um pouco o espirito (n° 225) , sentando ou passeando, como melhor lhe parecer, considerando aonde vou e para que. Esta mesma adição se fará no princípio de todos os modos de orar.
Oração: uma oração preparatória, pedindo a Graça de Deus Nosso Senhor para que possa conhecer no que faltei nos Dez Mandamentos. (2) também pedir graça e ajuda para me emendar de agora em diante, suplicando perfeita inteligência deles para melhor observá-los e para a maior glória e louvor de sua Divina Majestade.
No 1° modo de orar, convém considera e pensar no 1° mandamento: como observei, em que terei faltado, tomando normalmente o tempo de quem diz 3 “Pai- nossos” e 3 “Ave Marias”. Se neste tempo, acho faltas minhas, pedir desculpas e perdão por elas, e dizer um “Pai – Nosso”. Do mesmo modo se proceda em cada um dos dez mandamentos.
1° nota:  quando alguém começa a pensar num mandamento no qual não costuma ter pecado, não é preciso que se detenha tanto tempo. Mas se acha em si que mais ou menos vezes tropeça naquele mandamento, deve mais ou menos tempo deter-se na consideração e investigação dele. E o mesmo se observe a respeito dos pecados capitais.


2° nota: depois de terminar de percorrer todos os mandamentos, como se disse, acusando-se das faltas e pedindo graça e ajuda para emendar-me para o futuro, conclua-se com um colóquio a Deus Nosso Senhor, segundo o assunto proposto.
Segundo: sobre os pecados capitais, depois da adição, faça-se a oração preparatória, da forma que foi dita. Mude-se apenas o assunto: aqui os pecados que se hão de evitar. Antes eram os mandamentos que se deveriam observar. Do mesmo modo se guarda a ordem  e regra que se disse no colóquio.
Para melhor conhecer as faltas cometidas quanto aos pecados capitais, olhem-se os seus contrários. Desse modo, a pessoa proponha e procure, para melhor evita-los, adquirir e manter, por meio de santos exercícios, as ete virtudes a eles contrárias.
Terceiro: sobre as potencias da alma, nas 3 potencias da alma se guarde a mesma ordem e regra que nos mandamentos, fazendo-se sua adição, oração preparatória e colóquio.
Quarto: sobre os cinco sentidos corporais, quanto aos 5 sentidos corporais, mantenha-se a mesma ordem, mudando o assunto.
Nota: quem quiser imitar Cristo Nosso Senhor no uso dos seus sentidos encomende-se a sua divina majestade na oração preparatória. Tendo considerado um sentido diga uma “Ave- Maria” e um “Pai Nosso”. Quem quiser imitar Nossa Senhora no uso dos sentidos encomende-se a ela na oração preparatória, para que alcance para tanto graça de seu Filho e Senhor Nosso. Tendo considerado diga uma “Ave- Maria”.
-----------------------------------------------------------------

2° modo de orar: contemplando o significado de cada palavra da oração.
Adição: a mesma do 1° modo de orar.
Oração: a oração preparatória se fará conforme a pessoa a quem se reza.
A pessoa, de joelhos ou sentada, segundo a disposição e que se encontrar e mais devoção a acompanhar, tendo os olhos fechados ou fixos num lugar, sem divagar com eles, diga “Pai”. Permaneça na consideração desta palavra tanto tempo enquanto ela encontrar significações, comparações, gostos e consolação em considerações pertinentes a esta palavra. Do mesmo modo proceda em cada palavra do “Pai-Nosso” ou em outra oração que reza conforme este modo.
1° regra: fique, como disse, uma hora inteira no Pai-Nosso todo. Quando concluir diga uma “Ave Maria”, “Credo”, Alma de Cristo” e “Salve Rainha”, vocal ou mentalmente, segundo costumar.
2° regra: se quem contempla o “Pai- Nosso” achar uma palavra ou duas tão bom assunto em que pensar, com gosto e consolação, sem cuidar de ir adiante, ainda que termine a hora no que encontra. Concluindo, dirá o resto da oração de maneira habitual.
3° regra: se a pessoa se deteve numa o duas palavras do “Pai- Nosso” durante a hora inteira, querendo noutro dia retomar a oração, diga a referida palavra, ou as duas, como costuma. Comece a contemplar na palavra que se segue, segundo o que disse na 2° regra.
1° nota: tenha-se presente que, terminado o “Pai- Nosso” em um ou muitos dias, faça-se o mesmo com a “Ave- Maria”, e depois com as outras orações de forma que se exercite em cada uma delas por certo tempo.

2° nota: terminada a oração, dirija-se brevemente à pessoa a quem orou, pedindo as virtudes ou graças que sente mais necessitar.
----------------------------------------------------------------------------------
3° modo de orar: por compasso.
Adição: a mesma do 1° e 2° modos de orar.
Oração: oração preparatória seja a do 2° modo de orar.
Terceiro modo: em cada inspiração ou expiração, orar mentalmente, dizendo uma palavra do “Pai- Nosso” ou de outra oração, de modo que só se diga uma palavra entre uma respiração e outra. No intervalo de uma e outra, olhe-se principalmente a significação desta palavra, ou a pessoa a quem se reza, ou a sua própria baixeza, ou a diferença entre tanta altura e tanta baixeza. Segundo a mesma forma e regra, procederá conas outras palavras e com as outras orações, segundo o costume.
1° regra: em outro dia e hora que quiser orar, dia a “Ave Maria” por compasso e as outras orações, segundo costuma, e continue assim por diante.
2° regra: quem quiser demorar-se mais na oração por compasso, pode dizer todas as orações que foram ditas, ou parte delas, mantendo-se a mesma ordem no respirar compassadamente, como está explicado.

Exercícios Espirituais n° 238 – 260- Santo Inácio de Loyola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão analisados antes de serem publicados.