sábado, 20 de junho de 2015

Exercícios Espirituais: EXAME PARTICULAR E COTIDIANO EM TRÊS TEMPOS, EXAMINANDO-SE DUAS VEZES

Fonte: Exercícios Espirituais, (n° 24-31) Santo Inácio de Loyola

Primeiro Tempo

            Logo de manhã, ao levantar-se, deve a pessoa propor-se evitar cuidadosamente aquele pecado ou defeito particular do qual se quer corrigir e emendar.
Segundo Tempo

            Depois da refeição, pedir a Deus Nosso Senhor, o que quer. Neste caso a graça de recordar-se quantas vezes caiu naquele pecado ou defeito particular e de emendar-se para o futuro.
            Portanto fazer o primeiro exame: pedir as contas de si próprio sobre o ponto particular proposto, do qual se quer corrigir e emendar.
            Percorrer o tempo que passou desde o momento em que se levantou até o do presente exame, hora por hora ou período por período; Marcar na primeira Linha, tantos pontos quantas vezes caiu no tal pecado ou defeito. Em seguida, proponha novamente emendar-se até o momento do segundo exame.
Terceiro Tempo

            Depois da refeição da noite, fazer o segundo exame, hora por hora, desde o momento do primeiro exame até o presente momento. Anotar então, na segunda linha, tantos pontos quantas vezes incorreu no tal pecado ou defeito particular.


QUATRO ADIÇÕES PARA ELIMINAR MAIS RAPIDAMENTE AQUELE PECADO OU DEFEITO PARTICULAR.
1° Adição

            Cada vez que a pessoa cair em tal pecado ou defeito particular, ponha a mão no peito, arrependendo-se de ter caído. O que se pode fazer sem chamar atenção, até mesmo diante de muita gente.

2° Adição

            A primeira linha significa o primeiro exame; a segunda, o segundo. Por isso, à noite, observar se houve melhora do primeiro para o segundo exame.

3° Adição

            Comparar o segundo dia com o primeiro, isto é, os dois exames do dia presente com os do dia anterior. Observar se houve melhora de um dia para o outro.

4° Adição
            Comparar uma semana com a outra. Observar se na semana presente houve melhora em relação à anterior.
Nota: deve-se notar que o Primeiro “G”, maiúsculo, que se segue, significa o Domingo; o segundo, minúsculo, a segunda-feira; o terceiro, a terça-feira; e assim por diante.

G
                             



g

g


g

No exemplo acima a letra "G" representa o pecado da Gula.

                          





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão analisados antes de serem publicados.