quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Um Esposo Para Maria

Maria amou José e o escolheu como esposo. Dele falam as genealogias, tanto de Mateus como de Lucas. Mateus o apresenta como "esposo de Maria" (Mt 1,16). Lucas o indica como suposto Pai de Jesus. O fato é que Maria amou José e os dois decidiram dar-se em Matrimônio.
Como todos os noivados e casamentos, deve ter sido, aquele, um momento de ternura. Uma cruz, porém, haveria de plantar-se nesse amor...Poderia até separá-los. Acabou unindo-os num sentido superior e em função de uma obra maior do que de construir uma família, viver tranquilamente e morrer em paz. Assim, ocorreu que "Maria estava prometida em casamento a José e, antes de passarem a conviver, ela encontrou-se grávida pela ação do Espírito Santo" (Mt 1,18).
Que podia pensar José? A lei mandava apedrejar as esposas infiéis aos seus maridos (cf. Dt 20,22), mas tal abuso não lhe passou pela cabeça. Por isso," José, seu esposo, sendo justo e não querendo denunciá-la publicamente, pensou em despedi-la secretamente " (Mt 1,19).
É possível imaginar que Maria santa, Imaculada, Virgem e Pura, carregando em si o mistério da concepção de Jesus por obra do Espírito Santo, deveria sofrer suspeitas exatamente por parte de quem no mundo mais amava?
Pobre José ! Como sofreste ao constatar que Maria se tornara mãe sem saberes como. Ferido no teu amor, ignorando o mistério, buscaste subterfúgio para não difamá-la. Preferias ficar tu difamado, por isto pensaste em fugir, deixando grávida a esposa.

Na verdade, José, foste um homem justo. Não foi por outra razão que o Pai celeste te escolheu como companheiro de Maria e como representante seu junto a Jesus e diante dos homens.
Acalma-te, José. Haverá uma anunciação também para Ti. Tudo ficará claro, tudo será compreendido. Foste chamado a colaborar na história mais inaudita do mundo. Não abandones Maria. E agora vai dormir.
José dormiu. "Apareceu-lhe em sonho um anjo do Senhor, que lhe disse: José, filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria por tua esposa; o que nela foi gerado vem do Espírito Santo. Ela dará a luz um filho, e tu lhe porás o nome de Jesus, pois Ele vai salvar seu povo dos seus pecados..." Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado e acolheu sua esposa" (Mt 1,20; 24-25).
Dissipou-se uma nuvem. Tudo está claro e compreendido. Está cimentado para sempre o amor que porá os dois esposos a serviço do Messias. Duas criaturas, uma feita para a outra, ambas feitas para Jesus. Ambas simples, humildes. obedientes, cheias de fé e docilidade.
O Pai celeste precisava de gente assim. Como Maria e José. O verdadeiro amor é o que sabe esperar para compreender. No relacionamento humano em geral, quanto mais no casamento, há sempre momentos de tensão, de névoa, mesmo de trevas. É a hora menos oportuna para tomar decisões. Aquela deve ser a hora da calma, da paciência e da prece. E Deus não deixará de vir ao encontro da aflição.
É em horas assim que o amor verdadeiro se manifesta, se purifica e cresce. Como Maria e José.

Dom Hilário Moser SDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão analisados antes de serem publicados.