quarta-feira, 13 de março de 2013

A Prima Primária (Parte 2)

Com a morte de Santo Inácio em 31 de julho, a Congregação Geral reunida na mesma casa do noviciado, necessitou que transferisse João Leunis, para continuidade de seus estudos no noviciado, na cidade de Perugia (Itália), onde assumiu os estudos acadêmicos. Em 22 de maio de 1557, ele escreveu ao Secretário da Companhia de Jesus, solicitando para ser enviado em missão para a Índia, para continuar o trabalho missionário de São Francisco Xavier, que tinha morrido nas Ilhas Sanchoão (China) em 03 de dezembro de 1552. Mas não obteve sucesso.

Na Perugia, provavelmente veio a conhecer os “grupos de devoção mariana“, cujos membros exercem “virtudes reais” e, são assíduos na Comunhão em dias de preceito, fazem agradecimento, passam uma hora em conversa piedosa e, recitam as “vésperas”, em grupo, realizam obras de caridade, como visita aos doentes; concedem esmola aos necessitados, dão hospitalidade aos peregrinos, reconciliam inimigos, estimulavam os negligentes e promoviam o culto divino.

Foram advertidos de que “fariam progressos nos caminhos de Deus, na medida em que eles fugissem das ocasiões de pecado, estavam cheios do amor de Deus e de dedicação à Virgem Maria“.

Em 04 de outubro de 1557, o reitor em Montepulciano (It), onde São Roberto Belarmino conheceu os jesuítas, recebeu notificação de que Leunis estava vindo para estudar e com a intenção de no próximo ano ser encaminhado para a Índia, como ele deseja.

Em Montepulciano, Leunis se tornou procurador de casa por um tempo curto. Mas no início de 1559, foi enviado a Paris para os estudos superiores. Em meados de 1560, ele acompanhou cinco alunos enviados a Roma, onde lhe foi dado um cargo de professor no Colégio Romano. Por volta de 1561, ele é registrado como um dos professores de gramática e, em 1563, quando o Prima Primaria foi fundada, ele estava com 27 anos de idade e sete anos e meio na Companhia de Jesus e como recém-ordenado, agora é chamado de “pai” pela primeira vez.

Após este tempo, Pe. Leunis retornou a Perugia (It) e, em 1567, foi nomeado prefeito da faculdade, em Paris (Fr), onde permaneceu por dois anos, fundou uma Congregação Mariana. Em 1569, transferido para a Faculdade de Billom (Fr), onde estabeleceu outra Congregação Mariana. Em 1572 em retorno a Paris, foi recomendado por São Francisco de Borja, para promover as Congregações Marianas naquela cidade. Em 1580, foi nomeado para Turim (It), onde se dedicou com muito carinho para com os pobres e os doentes.

Pe. Leunis morreu em Turim, em 19 de novembro de 1584 com 48 anos de idade, excepcionalmente amado e estimado pelo povo, apenas 16 dias antes de sua Congregação Mariana do Colégio Romano ser nomeada, “Mãe e Cabeça” de todas as Congregações Marianas em todo o mundo pela Bula do Papa Gregório XIII “Omnipotentis Dei”, no dia 5 de dezembro.Eduardo CaridadeCongregado mariano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão analisados antes de serem publicados.