domingo, 17 de março de 2013

A Congregação Avança !


A Congregação Mariana do Colégio Romano foi favorecida em 1577 com indulgências concedidas pelo Sumo Pontífice. A Congregação se espalhava, e o bem que estava fazendo a Igreja, despertou no Geral da Companhia de Jesus, Padre Claudio Acquaviva, ele mesmo que já havia sido Diretor da Congregação Mariana do Colégio, de pedir ao Papa Gregório XIII para transformar a Congregação Mariana do Colégio Romano, em cabeça de todas as Congregações Marianas ou Prima Primária, isto é, mãe que possa comunicar com as demais a ela associadas os privilégios da indulgência. Isto foi feito pelo Papa na Bula Omnipotentis Dei, no dia 05 de dezembro de 1584. Outros Papas concederam poderes e privilégios, como a Bula Gloriosae Dominae do Papa Bento XIV, em sinal de honra especial a Mãe de Deus.
O crescimento das Congregações não se limitava a estudantes de colégios jesuítas. Outros também foram adicionados, que nunca tinha sido alunos jesuítas, homens de todas as vocações na vida. Logo havia Congregações dos padres, dos nobres, dos comerciantes, dos operários, dos funcionários, dos homens casados, de homens solteiros, de soldados, e assim por diante, cada um confinado a uma classe especial de pessoas, e todos filiados à Prima Primaria do Colégio Romano.

Interessante notar que nos 188 anos de existência das Congregações Marianas, a sua adesão permitia apenas ingresso em suas fileiras, aos homens. Foi somente em 1751 através do Papa Bento XIV que foi permitido nas Congregações Marianas, o ingresso de mulheres, casadas ou solteiras.   O resultado foi um grande aumento no número de membros. O que também aconteceu no ano de 1825, quando o Papa Leão XII concedeu que as Congregações marianas se filiassem a direção de outros sacerdotes que não fossem jesuítas.
As novas Congregações Marianas eram fundadas e agregadas a Prima Primaria. Deve ter se formado com a bondade e piedade vinte e cinco milhões de almas desde sua fundação até o ano de 1825. Havia homens eruditos e escritores como Pierre Corneille, Justus Lipsius, Jean Bolland; havia pintores como Peter Paul Rubens; havia pregadores como Jacques-Bénigne Bossuet, François Fénelon, Paulo Segnari, Louis Bourdaloue; havia magistrados, generais e ministros de Estado, como Visconde de Turenne, D. João da Áustria; houve contagem de duques e príncipes de sangue real, como Carlos-Emanuel de Sabóia-Nemours, Leopoldo I da Áustria, Albrecht Wenzel Eusebius von Wallenstein; havia reis e imperadores, bispos, arcebispos, cardeais e papas. No século XVII, sete Papas pertenceram às Congregações Marianas.
Em seu rol estão os nomes de muitos santos, entre os quais podem ser mencionadas: São Carlos Borromeu, o reformador zeloso de Disciplina da Igreja; São Francisco de Sales, Bispo de Genebra e doutor da Igreja; Santo Afonso de Ligorio, bispo, teólogo moral, Doutor da Igreja, fundador dos Redentoristas; São Camilo de Lellis, o padroeiro dos hospitais católicos; São Leonardo de Porto Maurício, o pregador eloquente franciscano; São João Batista de Rossi, São Vicente de Paulo de Roma; São Pedro Claver, o apóstolo negro; o irmão jesuíta humilde, Santo Afonso Rodriguez. Entre os santos canonizados recentemente podem ser numerados Madeline Sophie Barat, fundadora das Religiosas do Sagrado Coração de Jesus; Santa Julie Billiart, fundadora das Irmãs de Notre Dame de Namur; Santa Teresa de Lisieux, a Pequena Flor de Jesus; Santa Bernadette Soubirous, a quem Nossa Senhora, Rainha e Mãe de congregados, apareceu em Lourdes.
A Congregação não é uma mera organização de piedade. A primeira de suas regras deixa isso claro: a Congregação “é um grupo religioso que visa promover nos seus membros a devoção ardente, reverência e amor filial para com a Santíssima Virgem Maria. Através desta devoção, e com a proteção de tão boa Mãe, procura tornar os fiéis católicos, reunidos sob seu bom nome, sinceramente empenhados em santificar-se, cada um no seu estado de vida, como para a sua condição de vida permite, para salvar e santificar o próximo e para defender da Igreja de Jesus Cristo contra os ataques do maligno“.
Uma intensa devoção a Nossa Senhora, é a clara, característica do Congregado Mariano. Um zelo pela perfeição faz com que a prática regular dos Sacramentos, seja a glória da Congregação Mariana, que pede comunhão frequente aos seus membros. A principal regra da Congregação Mariana implica, no entanto, que o zelo pela santidade interior deve levar, também, ao trabalho pelo próximo. A Congregação Mariana bem organizada irá, então, com várias seções, cada uma dedicada a uma forma particular de apostolado, e cada um dos congregados escolhe a sua atividade, buscando nos melhores termos suas oportunidades e inclinações.
Assim, pode haver uma seção da Congregação cujos membros cuidam de sua capela e seu altar, ou que pode ser permitida para enfeitar os altares da igreja paroquial e cuidados para com os paramentos. Uma seção pode ser formada de membros que irão realizar a Hora Santa. Também útil, pode ser, um grupo voltado à promoção do Apostolado da Oração. Há uma vasta esfera de trabalho para aqueles que irão assumir a promoção de retiros fechados. A Conferência de São Vicente de Paulo deve ser trabalhada por todos os Congregados. Uma seção envolvida em visitar os doentes e os presos tem sido desde o início uma das atividades características das Congregações Marianas.
Mas a Congregação Mariana possui, na verdade, uma esfera muito ampla de trabalho. O cuidado da alimentação e roupas aos pobres; instrução catequética; ajudar na preparação para o Batismo, a Comunhão, a Confirmação; despertar a vocação ao sacerdócio ou à vida religiosa; trabalho em prol das Missões; um comitê de comunicação que irá elaborar os periódicos, o palco, o cinema, uma seção para os escritores ou a produção de peças de teatro, uma seção para médicos ou dentistas que vão dar os seus serviços para os pobres e católicos; uma seção que vai cuidar da habitação dos pobres e sem-teto – atividades estas e outras aguardam congregados que formarão seções de congregados ativos que são filhos dignos da Virgem Mãe, irmãos ou irmãs dignos de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão analisados antes de serem publicados.